roteiro

Roteiro de 2 dias em Pedra Azul para conhecer no Dia de Folga

Vai me dizer que nunca ouviu falar em Pedra Azul no município de Domingos Martins? Ah, para! Rs

Esse é um dos pontos mais conhecidos e famosos do Espírito Santo que fica na chamada Rota do Lagarto, nas Montanhas Capixabas. A Pedra encanta a todos com sua mudança de cor durante o dia e ela fica a 90 quilômetros da Capital (Vitória). O local conta com diversas opções para você aproveitar por lá no seu dia de folga. Essa é só uma das belezas das Montanhas Capixabas e também de alguns atrativos que separei aqui, entre vários que o nosso estado privilegiado tem. 

 

 

 

A charmosa Rota do Lagarto com todas as suas opções encantadoras e que são apaixonantes, não vão te fazer querer voltar pra casa, dá vontade morar por lá. Com todas as opções que conheci por lá em dois dias de folga, que compartilhei pelo Instagram (@blogdiadefolga) com vocês, e agora decidi deixar por aqui também com mais fotos e informações de todos os lugares que já visitei por lá. Então, borá conhecer algumas opções para você visitar em Domingos Martins nesse roteiro de 2 dias em Pedra Azul.

 

Acordamos e logo depois do café fomos conhecer o Sítio Herança e realizar a colheita de morangos e visitar a venda, que fica no local com produtos da região, geléias, licores e muito mais.
Depois da maravilhosa experiência de colher morangos de qualidade, seguimos em direção a estrada que vai para Afonso Cláudio que é cheia de produtores rurais. Nessa estrada tem muitos locais bacanas para conhecer a história dos agricultores e produtores artesanais.
 
Se você gosta de mel vai amar conhecer o Apiário Florin, um local onde vendem vários produtos feitos com mel, onde você pode provar antes de decidir o que vai levar para casa, além de ter cursos e passeios para você conhecer a vida do Apicultor por um dia. O local é super charmoso e ótimo para tomar um café e consumir ali os produtos com mel.
Eis que vai chegando a hora do almoço e uma ótima opção para quem gosta de Palmitos é conhecer o Sítio dos Palmitos que também fica nessa região de Pedra Azul. O local oferece uma diversidade de produtos com palmitos e também tem pratos à la carte para o almoço.
E depois do almoço a gente sempre quer um doce e um bom descanso né? Então, o Agroturismo Valentim é o lugar maravilhoso para esse descanso nas montanhas no seu Dia de Folga.
 
A especialidade da casa são iogurtes e lacticínios, mas lá você encontra também uma geléia maravilhosa de cebola, licores e também biscoitos. Além de tudo isso eles tem um amplo espaço para as crianças brincarem, de descanso, horta e alguns animais para as crianças conhecerem de perto.

No seu segundo dia em Pedra Azul, logo pela manhã você precisa conhecer o Parque Estadual da Pedra Azul, que fica na região do Aracê em Domingos Martins. Logo na entrada, no estacionamento tem dois locais fundamentais para você conhecer que são: conhecer o XX que tem vários artesanatos locais para venda e opções para um lanche/café. De lá você pode optar por subir a trilha para conhecer mais de perto a Pedra Azul, as piscinas naturais que se encontram na Pedra e a recepção de turistas para realização de trilhas com exposição de animais que habitam nessa região. Conheça aqui um pouco mais da trilha das piscinas naturais no Parque Estadual Pedra Azul.

No lado direito da entrada tem o Lugano Chocolates em Pedra Azul, tradicional de gramado onde você encontra chocolates de qualidade.

Depois de visitar mais de perto a Pedra Azul, logo bem pertinho você vai encontrar uma ótima opção de passeio de cavalos noruegueses na Fjordland. Lá você também encontra cafeteria, loja de artesanatos e um Restaurante.

Uma opção depois de fazer esse passeio é almoçar por lá mesmo ou na Rota do Largato, bem pertinho. O local é um charme encantador, possui vários locais para café e almoço.

Por lá tem o Tuia Gastronomia e arte, que tem opções de cervejas artesanais, café, salgados assados, crepes, pastéis e muito mais. O local tem exposição de artistas capixabas e por lá você consegue comprar coisas que não encontra em outros locais. Tudo feito com muito carinho e cuidado pelos artistas.

O Marietta Delicatessen é um lugar que reune vários produtos da região. É cheio de deliciosos bolos, biscoitos, pães artesanais e muitas delicias produzidas na casa. O local é encantador é convida para um momento ali apreciando as belezas das região. Me lembrou um pouco “Casa de Vó”, pelo acolhimento e o cuidado que tem com o lugar. Se você for no final de semana vai perceber que o local vai estar bem movimentado. O local é lindo para fotografar com as famílias e amigos, o ponto certo que viralizou nas redes dos capixabas é a janela do Marietta com as flores que deixam as fotos lindas.

Um pouco depois do final da rota, indo pela rotatória e virando para a esquerda e depois do quebra mola você encontrará o Vivenda Verde Cogumelos. Se você gosta de conhecer um pouco mais a história dos produtores e encontrar produtos de qualidade lá é o local perfeito. Lá eles tem uma variedade de cogumelos frescos para você levar pra casa e ainda pode visitar a produção. Eles ficam em um lugar incrível que você pode apreciar a vista e fazer belas fotos.

E aí, gostou do nosso Roteiro em Pedra Azul? Qual lugar que você não deixa de ir em Pedra Azul?
Separei por aqui os principais roteiros de Pedra Azul e meus locais favoritos. Deixe aqui nos comentários o seu local favorito?

As minhas dicas para hospedagem na região de Pedra Azul é alugar casas ótimas por um bom preço para ir em grupo com os amigos ou familiares, ficar em uma pousada que é super aconchegante, a Xodó das Montanhas pi reserve de acordo com a sua necessidade no Booking.com 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.